Translate

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Rádio Charrua AM- 78 anos a Rádio da Comunidade Uruguaienense os com você

Posso Ajudarhttp://d1i6vahw24eb07.cloudfront.net/s121127d.pngA Rádio Charrua AM (Fundada em 20 de setembro de 1936) é uma estação de rádio brasileira com sede em Uruguaiana, RS.http://www.3biaaaae.eb.mil.br/fotos/uruguaiana1.png Opera na freqüência 1140 kHz AM. É afiliada a Rede Gaúcha Sat, que tem como matriz a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre.
No final da década de 30, quando o rádio ainda era uma novidade no Rio Grande do Sul e no Brasil. Existiam apenas três emissoras funcionando na capital e uma em Pelotas. Instalar uma emissora em Uruguaiana parecia uma aventura. Mas Juan Izidro Cobelli, argentino, funileiro de profissão, e há muitos anos radicado na fronteira, não se satisfazia com o serviço de alto-falantes que espalhara por diversos pontos da cidade, queria mais. Pretendia trabalhar com um veículo que pudesse atingir o interior do Município e toda a comunidade. Sendo assim, no dia 20 de setembro de 1936, usando um transmissor de 100 wats, comprado de segunda mão, um microfone Telefunken, hoje considerado uma preciosidade histórica, e um toca discos, Juan Cobelli colocou no ar a gravação de "Tai" um dos grandes sucessos de Carmem Miranda, fazendo a primeira transmissão da Rádio Charrua. Um marco na história da radiofusão gaúcha, uma vez que se tornou a quinta emissora do Estado, a segunda do interior e a primeira da fronteira oeste.
Junto com o nascimento da Rádio Charrua surgia também a idéia de um serviço pioneiro e permanente à comunidade no Estado: a transmissão dos comunicados para o interior do Município e para outras cidades, que ainda hoje tem grande importância e audiência na zona rural; com um preço acessível e em horários determinados, os moradores dos distritos avisam parentes e amigos sobre viagens, doenças e negócios. A Charrua torna-se assim um veículo não só voltado para o entretenimento mas também para a utilidade pública.
Em novembro de 1936, funcionando há um mês, a Charrua recebe do Ministério de Viação e Obras Públicas autorização para funcionar em caráter experimental, transmitindo duas horas por dia. Entusiasmado, Juan Cobelli, tratou de equipar a emissora. Em apenas um ano, a rádio já dispunha de 364 discos de 78 rpm, o que lhe permitia uma grande variedade na programação. Em 1939, com o andamento da Segunda Guerra Mundial e por ser estrangeiro, o governo suspende as atividades da rádio. Juan Cobelli não se dá por vencido, e sem desistir de manter a emissora, reúne sete sócios formando a Rádio Charrua S.A. A 7 de setembro de 1941 o então presidente da República, Getúlio Vargas, autoriza pela portaria número 561 outra vez o seu funcionamento. Às 16 horas do dia 2 de abril de 1941, a Charrua volta ao ar, trocando seu antigo prefixo, ZYK 8, pelo ZYC 6.
Com o surgimento das rádios novelas na década de 40, a Charrua monta a sua própria equipe de rádio-teatro, e durante vários anos, novelas escritas, produzidas e apresentadas por uruguaianenses obtém enorme audiência e lotam o seu auditório.
Com a programação ampliada para todo dia e com um novo transmissor de 500 Watts a rádio foi transferida, em 1962, para sua sede própria, especialmente construída com dois estúdios e um salão-auditório com 320 lugares. Em 1976 ao completar 40 anos, já como Rádio Charrua Ltda, ZYK 316, a emissora adquire um transmissor de 1 quilowatt e nova mesa de som, ampliando sua penetração e melhorando a sua qualidade.
Em 12 de junho de 1985 foi fundada a Charrua FM. Atualmente a rádio AM dispõem de um transmissor de 5 quilowatt e um transmissor reserva com 1000 watts, ambos importados e transistorizados, link de ligação estúdio-transmissor e estúdios AM/FM, e gravação totalmente informatizados.
Com uma programação variada visando a agradar o público, a Rádio Charrua mantém liderança de audiência em Uruguaiana. Com um grande número de ouvintes em toda sua área de penetração, tem obtido a preferência dos anunciantes locais e das principais agências de propaganda de todo país. Além de Uruguaiana, ela também é ouvida em Alegrete, Itaqui, Barra do Quaraí, Quaraí, São Borja, São Luiz Gonzaga e na Província de Corrientes, na Argentina e no norte do Uruguai.
De um simples sistema de alto-falantes espalhados pela cidade, ao seu nascimento, a Rádio Charrua ultrapassou os sonhos mais otimistas de seu fundador, Juan Izidro Cobelli, mas não perdeu a sua característica mais marcante: a de rádio ligada a comunidade interessada em prestar serviço público aos seus ouvintes. Respeito ao anunciante e ao ouvinte. Este é o compromisso de qualidade que a CHARRUA oferece ao mercado através das suas emissoras AM e FM, perfeitamente segmentadas oferecendo lazer e informações sérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário